Audiologia
Ciência que estuda a audição e o equilíbrio humano, bem como as suas alterações físicas e psicológicas bem como as patologias associadas e a reabilitação das mesmas, em crianças e adultos.
Audiologia Infantil
Apresenta-se como uma área de intervenção precoce possibilitando identificar e avaliar a audição na criança com resposta imediata para encaminhamento diferenciado, em caso de alteração audiológica, e aconselhamento dos pais.
Reabilitação auditiva
O Audiologista desenvolve ações com o objetivo de promover a reabilitação e habilitação de crianças/adultos com deficiência auditiva através de próteses auditivas ou outros sistemas sofisticados para alcançar o objetivo de auxiliar e facilitar a comunicação em indivíduos com deficiência auditiva. É da responsabilidade do Audiologista a seleção da ajuda técnica mais adequada (prótese), a sua adaptação e acompanhamento audioprotésico e audiológico.
Assistência Técnica
Otoscopia: exame visual direto do canal auditivo externo e do tímpano recorrendo ao uso de Otoscópio.
Video-Otoscopia: Exame visual do canal auditivo externo e membrana do tímpano permitindo tirar fotografias, vídeos e proporciona o zoom da imagem para uma visualização mais detalhada.
Audiograma Tonal: Exame que permite determinar a capacidade de ouvir sons em intensidade e frequência. Tem por objetivo determinar o limiar auditivo para cada frequência dentro dum espectro de frequências que vai de 125 a 8000 Hz. Permite avaliar o tipo e grau de perda auditiva.
Audiograma Vocal: Exame com o objetivo de determinar a discriminação da fala.
Acufenometria: Exame que avalia as características psicoacústicas do acufeno ou zumbido, caracterizando de forma subjetiva a frequência fundamental do acufeno, a sua intensidade.